Tempestades. Sejam elas capazes de destruir aldeias ou de proporcionar vídeos engraçados no youtube de carros a não conseguirem parar no sinal vermelho, o facto é que são sempre um estorvo. Nós, em Portugal, estamos bem: temos muito sol e, normalmente, o maior mal que as tempestades nos trazem é impedir-nos de conduzir nas estradas ao pé do mar.

Mas há excepções – e esta é a história de uma delas.

Março de 2018 foi um mês especial. Gisele, Felix, Hugo, Vitor, o apelido do meu cão e (inserir o nome da tua mãe) foram nomes muito criativos para tempestades que fizeram com que todos os portugueses ficassem com vontade de faltar ao trabalho para ficar em casa a ver “How I Met Your Mother”. Um barco chamado “Betanzos” foi empurrado para um banco de areia no meio do oceano, o que causou preocupação entre os ambientalistas, deu origem à hashtag #holdonbetanzos (porque agora reza-se nas redes sociais), e foi preciso um rebocador internacional para resolver a situação. Alerta amarelo, alerta vermelho, alerta azul, alerta rosa, alerta padrão de cobra, alerta o novíssimo padrão às bolinhas…Foram usadas todas as cores da palete.

Para os surfistas, as tempestades às vezes representam a oportunidade de surfar em locais pouco usuais. Em Lisboa, há uma data deles: Santo Amaro, Praia da Torre, Inatel, Caxias… lugares onde surgem boas ondas e que enchem de homens de meia-idade (que, às três da tarde, deviam estar no trabalho, mas por algum motivo estão a surfar).

Mas este swell era especial. O maior que tivemos em quatro anos.

O Terreiro do Paço já viu de tudo: comércio de escravos, a partida dos navios dos Descobrimentos, um terramoto devastador, a mudança de nome para “Praça do Comércio” e turistas de todos os cantos do mundo (muitos, mesmo muitos turistas). Mas faltava-lhe ver o surf.

Foi por isso que, no dia 11 de Março, eu e o Tomás Valente juntámos alguns amigos e fomos explorar uma parte da costa nunca antes explorada, o que originou algumas imagens fora do normal – culminando numa onda partilhada, numa das praças mais bonitas da Europa.

Diverte-te com esta aventura, documentada pela @WhiteFlagProductions!

 

 

GOSTASTE? ODIASTE? EXPRESSA-TE!

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *